top of page

Condutor inabilitado tem direito à cobertura securitária

No imaginário popular temos a ideia de que na ocorrência de um sinistro (acidente), caso o condutor não possua a carteira de habilitação, a seguradora não tem obrigação em indenizar o segurado. Afinal de contas, quem transita em situação irregular, não pode ter direito a indenização da seguradora, certo?


Acidente de Carro e a negativa de indenização do seguro

Pois bem, não é bem esse o entendimento dos Tribunais no Brasil.


Apesar de todos os contratos de seguro automotivo constarem uma cláusula em que a empresa se exime de prestar o atendimento na hipótese de motorista que não tenham CNH, o Superior Tribunal de Justiça possui um entendimento diverso.


De acordo com a E. Corte, “a falta de habilitação para dirigir veículos caracteriza-se como mera infração administrativa não configurando, por si só, o agravamento intencional do risco por parte do segurado apto a afastar a obrigação de indenizar da seguradora” (STJ. AgRg no RESP: 1193207/RS. Rel: Min. Maria Isabel Gallotti, Quarta Turma, julgado em 09/09/2015).

.

Isto é, a mera ausência de habilitação do condutor não é motivo hábil para a negativa da indenização. Para tanto, a seguradora deve demonstrar que a inabilitação foi o fator determinante para a ocorrência do evento danoso. Do contrário, a conduta da seguradora pode ser caracterizada como ilegal, surgindo o direito ao segurado em receber o valor do bem, sem prejuízo de eventuais danos morais a depender das peculiaridades do caso.


Nestas causas o consumidor tem levado vantagem, pois a referida decisão do Tribunal da Cidadania tem sido aplicado pelos Tribunais de Justiça pelo país sem grandes divergências.


Então se o mesmo caso ocorreu com você, guarde a carta de recusa da seguradora e procure um advogado de confiança para te auxiliar.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page