top of page

Conta Corrente sem Tarifas? É possível!

Com o noticiário tomado por notícias sobre a recessão econômica no Brasil, dificuldade na geração do emprego, reforma da previdência entre outros, o corte de gastos surpéfluo se tornou quase que mandatório no cotidiano dos brasileiros.


E um gasto mensal que pode ser evitado e que muitas pessoas não sabem são as cestas de serviços das contas correntes, que popularmente conhecido como “taxa de manutenção de conta”.


Conforme veremos adiante esta tarifa não é obrigatória e, por conta do desconhecimento desta informação, muitas pessoas optam pela abertura de contas poupanças por entender que esta é a única forma de manter uma conta bancária sem cobrança de tarifas de qualquer natureza.


Desde 2010 o Banco Central, autarquia que responsável por fiscalizar todos os bancos, editou a Resolução X que criou o Pacote de Serviços Essenciais, uma modalidade de conta corrente isenta de tarifas, ou seja, o consumidor não paga nada para mantê-la.


Todos os bancos são obrigados a oferecer esse serviço, que contas com as seguintes facilidades:


- Fornecimento de cartão com função débito;

- Realização de até quatro saques, por mês;

- Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês;

- Fornecimento de até dois extratos, por mês;

- Consultas pela internet;

- Fornecimento de até 10 folhas de cheques por mês.



Estes serviços já atendem as necessidades de boa parte da população. Caso seja o seu caso, procure seu banco e peça a transferência da modalidade de sua conta para os Serviços Essenciais.


Vale lembrar que toda operação bancária realizada que ultrapassar os limites acima estabelecidos o banco cobrará pelo serviço de maneira avulsa. Por exemplo, o Pacote de Serviços Essenciais te dá direito de realizar 4 saques por mês. Todavia, caso você realize 5 saques no mesmo mês esta operação excedente será cobrada. Para se inteirar deste valor, consulte a tabela de serviços de seu banco.


As tarifas que são descontadas nas contas correntes dão direito de realizar mais operações por mês. Então analise suas necessidades, bem como se inteire acerca dos valores das operações avulsas que seu banco pratica e cheque se há realmente uma economia para você. Com a eliminação da cobrança desta tarifa, o valor poupado pode ser de até R$ 2.400 por ano!


Há ainda casos em que o correntista não contrata este Pacote de Serviços e mesmo assim são feitas cobranças na conta. Neste caso o consumidor tem direito à restituição de todas as quantias cobradas indevidamente, e em dobro mais reparação à título de danos morais. Procure um advogado de confiança para te auxiliar com este problema.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page